Olá amigos!

Sejam bem vindos e obrigado pela visita!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Quissamã ganhará usina de etanol

A matéria abaixo foi publicada nesta quinta-feira (16/06), na coluna Negócios & Cia, do Caderno de Economia de O Globo, página 24.

De: O Globo

O grupo Canabrava vai construir em Quissamã, no Norte Fluminense, sua segunda usina de etanol. O projeto de R$ 300 milhões, dos quais 70% virão de recursos de fundos investidores, prevê a moagem de 1,5 milhão de toneladas de cana de açúcar por safra. A produção anual de álcool deve chegar a 120 milhões de litros. Metade da cana utilizada será comprada de produtores da região.
Segundo Ludovico Giannatasio, presidente da empresa, haverá também geração de 40MW de energia elétrica com a queima do bagaço de cana de açúcar. Do total, 75% serão comercializados no mercado livre de energia. O grupo já tem licença prévia (LP) concedida pelo Instituo Estadual do Ambiente (Inea). Semana que vem, entra com o pedido de licença de instalação (LI).
A secretaria estadual de Desenvolvimento Econômico avalia a concessão de incentivo fiscal ao empreendimento. Renata Cavalcanti, subsecretária de Energia, diz que o governo estuda um incentivo tributário setorial, que beneficia outras plantas de produção de etanol no estado. O Rio produz menos de 1% do álcool que consome.
A nova fábrica deve entrar em atividade no 1º semestre de 2013. Desde 2009 a Canabrava opera uma usina em Campos, onde espera faturar R$ 100 milhões este ano com a venda de 70 milhões de litros de etanol. Uma terceira usina está nos planos.

Nenhum comentário: