Olá amigos!

Sejam bem vindos e obrigado pela visita!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

ANP: primeira resolução para regular mercado de etanol sai em julho

Do Setorial News - Energia

A primeira resolução da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para regular o mercado de etanol vai ficar pronta até o fim de julho, afirmou nesta terça-feira (7) o diretor da Agência, Alan Kardec Dualibe, responsável pela elaboração do documento.

A regulação do mercado de etanol pela ANP tem como objetivo garantir que não haja falta do biocombustível nos postos de abastecimento em períodos de entressafra, provocando alta nos preços, como ocorreu nos primeiros meses deste ano.

A data limite de entrega da resolução está marcada para 26 de outubro, mas Dualibe quer antecipar a resolução em razão da urgência do tema. Segundo ele, esta resolução vai tratar apenas do etanol anidro, usado na mistura com a gasolina.

“Eu estou querendo que até final de julho tenhamos a resolução pronta. Vamos publicar várias resoluções, mas essa é provavelmente a que tenha mais urgência porque tem relação com os contratos”, afirmou Dualibe que participou do Ethanol Summit, em São Paulo.

Segundo o diretor, a resolução prevê o incentivo financeiro para estimular a manutenção de estoques de etanol anidro até o período de entressafra, entre março e abril, por parte das usinas. Entre os mecanismos previstos está a 'warrantagem', tipo de empréstimo em que o álcool e o açúcar são dados como garantia.

Nenhum comentário: