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terça-feira, 24 de maio de 2011

Mercado da moda gira a economia fluminense

A partir de terça-feira acontecem os dois principais eventos do setor: o Senac Rio Fashion Business e o Fashion Rio com previsões de negócios acima de R$ 1 bilhão

POR AURÉLIO GIMENEZ - Do O Dia ON LINE

Rio - Muito além do charme e do glamour das top models nas passarelas, o Senac Rio Fashion Business e o Fashion Rio, principais eventos de moda da cidade, movimentam mais de R$ 1 bilhão em negócios. Na coleção outono — inverno, em janeiro passado, o primeiro gerou R$ 690 milhões em negócios, o segundo, R$ 610 milhões.

Mais do que cifras, a promoção dos eventos é a confirmação de um dos segmentos da indústria que mais cresce no estado. Hoje, o Rio já é o terceiro maior exportador brasileiro da indústria de vestuário, atrás apenas de Santa Catarina e São Paulo.

O Estado do Rio responde por metade das exportações nacionais de maiôs e biquínis produzidos em polos nas regiões Serrana, Centro Norte e Capital. “O mercado fluminense de moda envolve mais de 40 mil estabelecimentos e gera 187 mil empregos formais”, destaca Orlando Diniz, presidente da Fecomércio-RJ.

De terça a sexta-feira, o Senac Rio Fashion Business terá 310 expositores e 20 mil lojistas credenciados. A previsão é de receber 60 mil visitantes na Marina da Glória. Com 250 grifes, promoverá 17 desfiles da moda primavera-verão 2012.

Diretora-geral do evento, Eloysa Simão afirma que, além da geração de negócios, o Senac Rio Fashion Business irá propor uma discussão sobre a formação técnica e acadêmica dos profissionais, como forma de enfrentar a concorrência mundial no setor. Segundo Diniz, o desafio, frente à expansão de toda a cadeia produtiva, “é continuar investindo em capacitação profissional”.

PÍER MAUÁ

Nesse sentido, uma das novidades deste ano é a participação no evento de mil alunos dos diversos cursos da área de moda do Senac Rio. Eles atuarão nos bastidores dos desfiles ou em oficinas de técnicas de moda.
Já o Píer Mauá, a partir do dia 30, será o palco da 19ª edição do Fashion Rio com 29 desfiles exclusivos. O Rio à Porter, salão de negócios e design do evento com o apoio da Firjan, também investirá nos polos regionais de moda.

Empresas da Região Serrana participam com 16 novas marcas

Fortemente prejudicada pelas chuvas de abril, a indústria da moda da Região Serrana dá sinais de revitalização ao participar da 18ª edição do Senac Rio Fashion Business. Ao todo, 80 micros e pequenas empresas de atacado e varejo de 16 regiões do estado, integrantes do Núcleo Criativo da Fecomércio-RJ, mostrarão suas produções.

O número de empresas cadastradas dobrou em relação à edição de 2010 e as grifes representam os segmentos de moda infantil, feminina e masculina; homewear; moda praia; sportwear, surfwear; e bolsas, calçados e acessórios.

“Ainda há muito a ser feito na Região Serrana, mas a superação dos problemas pode ser exemplificada pelo crescimento do programa Núcleo Criativo, que acompanha o pequeno e micro empresário de moda em todas as etapas da montagem de seu negócio”, diz o presidente da entidade, Orlando Diniz.

Segundo ele, nove marcas nascidas dos núcleos de Friburgo, Teresópolis e Petrópolis participaram da edição de janeiro. “Nesta edição, serão 16 novas marcas, um aumento de 80%. Os números demonstram que a região está se recuperando”, afirma.

Um comentário:

Anônimo disse...

A reportagem poderia ter citado o Polo de Confecções do noroeste fluminense que vem crescendo a cada dia, principalmente no segmento de moda íntima com destaque para a cidade de Itaperuna.