A partir de terça-feira acontecem os dois principais eventos do setor: o Senac Rio Fashion Business e o Fashion Rio com previsões de negócios acima de R$ 1 bilhão
POR AURÉLIO GIMENEZ - Do O Dia ON LINEDe terça a sexta-feira, o Senac Rio Fashion Business terá 310 expositores e 20 mil lojistas credenciados. A previsão é de receber 60 mil visitantes na Marina da Glória. Com 250 grifes, promoverá 17 desfiles da moda primavera-verão 2012.
Diretora-geral do evento, Eloysa Simão afirma que, além da geração de negócios, o Senac Rio Fashion Business irá propor uma discussão sobre a formação técnica e acadêmica dos profissionais, como forma de enfrentar a concorrência mundial no setor. Segundo Diniz, o desafio, frente à expansão de toda a cadeia produtiva, “é continuar investindo em capacitação profissional”.
PÍER MAUÁ
Nesse sentido, uma das novidades deste ano é a participação no evento de mil alunos dos diversos cursos da área de moda do Senac Rio. Eles atuarão nos bastidores dos desfiles ou em oficinas de técnicas de moda.
Já o Píer Mauá, a partir do dia 30, será o palco da 19ª edição do Fashion Rio com 29 desfiles exclusivos. O Rio à Porter, salão de negócios e design do evento com o apoio da Firjan, também investirá nos polos regionais de moda.
Empresas da Região Serrana participam com 16 novas marcas
O número de empresas cadastradas dobrou em relação à edição de 2010 e as grifes representam os segmentos de moda infantil, feminina e masculina; homewear; moda praia; sportwear, surfwear; e bolsas, calçados e acessórios.
“Ainda há muito a ser feito na Região Serrana, mas a superação dos problemas pode ser exemplificada pelo crescimento do programa Núcleo Criativo, que acompanha o pequeno e micro empresário de moda em todas as etapas da montagem de seu negócio”, diz o presidente da entidade, Orlando Diniz.
Segundo ele, nove marcas nascidas dos núcleos de Friburgo, Teresópolis e Petrópolis participaram da edição de janeiro. “Nesta edição, serão 16 novas marcas, um aumento de 80%. Os números demonstram que a região está se recuperando”, afirma.
Um comentário:
A reportagem poderia ter citado o Polo de Confecções do noroeste fluminense que vem crescendo a cada dia, principalmente no segmento de moda íntima com destaque para a cidade de Itaperuna.
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